19 de outubro de 2015

Cisto hemorrágico no ovário



Oie Meninas, como estão???


No meu segundo post o: iniciando na vida de tentante, disse que na minha última ultra deu um cisto hemorrágico no ovário direito, o cisto tinha 4 cm. Eu fiquei bastante assustada, mas esperei para mostrar para a minha ginecologista antes de me descabelar. 

Minhas dúvidas eram muitas, e para meu azar, ela me respondeu bem poucas. 
A minha primeira dúvida era se a minha menstruação não descia (estava atrasada já uns dias – mas por fim acabou descendo dia 14/10) se era por causa do cisto, e ela me disse que poderia ser. 

Depois perguntei se ele me impediria de engravidar, e ela categoricamente disse que não, e que inclusive várias mulheres engravidam com um cisto e depois ele some. 

Meninas, eu mega me seguro para não ficar pesquisando no Google, mas com essas respostas secas, eu tive que pesquisar. 

Primeira pergunta respondida pelo Google:

  •  O que é cisto hemorrágico:

Cisto hemorrágico é uma bolsa cheia de líquido presente no ovário de algumas mulheres, que pode apresentar sangramento das suas próprias paredes, para o seu interior, enchendo-se de sangue ou jorrando sangue para o ovário. Os cistos hemorrágicos aparecem e desaparecem naturalmente ao longo dos ciclos menstruais, e geralmente não apresentam sintomas nem necessitam de tratamento. Porém, nos casos mais graves pode ser necessário cirurgia. O cisto hemorrágico não impede a gravidez nem altera a fertilidade da mulher, mas pode dificultar a gravidez devido à ovulação comprometida.

  •    Qual o tratamento para o cisto?
Geralmente o tratamento do cisto hemorrágico consiste no uso de analgésicos, sob orientação médica, pois os cistos tendem a desaparecer naturalmente ao fim de 2 ou 3 ciclos menstruais.
Sacos de água quente, almofadas de aquecimento e gelo podem ser aplicados na região pélvica para estimular a circulação sanguínea e aliviar a dor e a inflamação.
Os anticoncepcionais orais também ajudam no tratamento do cisto hemorrágico no ovário, pois diminuem a produção dos hormônios que estimulam o crescimento do cisto.

  •       Há riscos de o cisto romper?

Se o cisto não for tratado, ele pode aumentar de tamanho e assim romper. Em caso de rompimento do cisto hemorrágico há dor abdominal intensa e pode ser necessária uma cirurgia por laparoscopia para remover o cisto e parar a hemorragia. A recuperação da cirurgia é de aproximadamente 2 semanas.

Estou à procura de um bom Ginecologista para chamar de meu. Essa última GO não gostei muito, mas estou seguindo o tratamento que ela me indicou, que foi  Cicloprimogyna por 3 ciclos.

A Cicloprimogyna é um regulador hormonal não contraceptivo.  Iniciei o tratamento no 5° dia de ciclo. Hoje foi meu segundo comprimido, e já tenho outro médico marcado dia 05/11, vamos ver se será este que eu irei escolher para me acompanhar.

Eu não tenho dor e nenhum desconforto por causa do cisto, as únicas coisas que observei foram o atraso na menstruação, espinhas, inchaço e retenção de líquido. Irei fazer outra transvaginal dia 02/11, daí veremos se o cisto diminuiu, aumentou ou sumiu...orando pra que tenha desaparecido por completo!

Bjus amoras!!!

13 comentários:

  1. Eu também estou torcendo para que o cisto suma completamente!
    : )
    www.contecomigoviu.com

    ResponderExcluir
  2. muito obrigada! vai dar tudo certo com fé em Deus!!

    ResponderExcluir
  3. Torcendo também para ele tomar doryl e sumir de vez!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Olá! é realmente bem difícil encontra um médico que de fato nos dêem as respostas que procuramos, principalmente ginecologistas quando o assunto é infertilidade geralmente eles sabem pouco ou nada e quando se metem a fazer algo geralmente fazem errado.

    Por isso o meu conselho as tentantes por experiência própria de quem perdeu 2 anos de vida pulando de GO em GO ao todo foram 07 nenhum fechou meu diagnostico simples de SOP, quando cansei decidi ir em busca de um especialista em infertilidade profissional habilitado a cuidar de reprodução humana e ai sim minha vida mudou, isso aliado a muitas pesquisas e conhecido me ajudou a ter hj minha Malu com 07 meses de vida e muita fofura!

    Informe-se muito, para ter o poder de questionar os médicos e saber o que perguntar é seu direito!mude mesmo 1000 vezes se for preciso até encontrar um profissional que te entenda e te deixe segura, e o mais importante tenha fé e segure a ansiedade, ela é sua maior inimiga!

    Beijos Férteis!

    ResponderExcluir
  5. Juliana, você tem toda a razão! não vou desistir de encontrar um médico que realmente seja bom, que responda as minhas perguntas e me ajude a chegar ao positivo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Tentante,
    Realmente, os médicos especialistas em fertilidade buscam as causas do problema. Os médicos convencionais falam "até 1 ano de tentativas é normal". Mas as mulheres que não possuem nenhum problema, engravidam em bem menos tempo que isso. Eu faço 1 ano de tentativas em dezembro e já estou me consultando com um especialista em Curitiba...ainda mais que operei endometriose ano passado, não posso ficar esperando, pois a doença pode voltar...

    ResponderExcluir
  7. vc está super certa! eu já não sou muito paciente, e ainda ter que esperar um ano para saber se precisarei ou não de tratamento é horrivel. Esse mês meu marido vai fazer o espermograma e passar pelo uro, e eu irei continuar tratando os ovarios e o que precisar...bjus!

    ResponderExcluir
  8. Olá, me identifiquei bastante com sua história pq tbm tenho cisto hemorrágico no ovário direito e meu médico tbm me receitou Cicloprimogyna por 3 ciclos e agora terminei o primeiro, vc já sabe se seu cisto diminuiu ou sumiu? tenho fé que o meu vai desaparcer

    ResponderExcluir
  9. Olá, me identifiquei bastante com sua história pq tbm tenho cisto hemorrágico no ovário direito e meu médico tbm me receitou Cicloprimogyna por 3 ciclos e agora terminei o primeiro, vc já sabe se seu cisto diminuiu ou sumiu? tenho fé que o meu vai desaparcer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Fabi descobri um cisto hemorragico no ovario direito tbm .To usando tantin mas quero mudar lra cicloprymogina .Pois quero engravidar .O cisto sumiu ??

      Excluir
    2. ola Fabi descobri um cisto hemorragico no ovario direito tbm .To usando tantin mas quero mudar lra cicloprymogina .Pois quero engravidar .O cisto sumiu ??

      Excluir
  10. pois tenho policistos e sinto dor no pé da barriga e ao ter relação tanto sinto muita dor pq sera?

    ResponderExcluir