17 de outubro de 2015

Desmame da medicação...



Oie Meninas, 

Vou falar um pouco como foi fazer o desmame do ISRS (inibidor seletivo de recaptação da serotonina) que eu tomava - OXALATO DE ESCITALOPRAM 10 mg. 

Como havia falado nos outros posts, eu decidi parar a medicação, meu médico foi meio arredio a isso mas acabou aceitando. Uma coisa que esqueci de falar, eu troquei por um mês o escitalopram pela sertralina,visto que meu psiquiatra achou que eu poderia me dar bem com ela, e já que existem alguns estudos sobre o uso dela na gestação e também na amamentação e não trouxeram nenhum prejuízo, nem para a mãe nem para o bebê. 

Tomei a Sertralina por 1 mês, mas não senti que ela estivesse fazendo efeito. Voltei ao médico e relatei a ele que para mim não tinha feito nenhuma diferença, ele me informou que era pra ela já ter feito efeito, pois o principio dela age em ate 2 semanas. 

Falei, Dr. se não está fazendo efeito não vou tomar nada mesmo não. Ele regalou os olhos e falou: " tá bom então, mas vou continuar te monitorando e quero que você faça tudo que eu disser, você precisa ir a um psicólogo que seja especializado em terapia cognitivo comportamental, praticar atividades físicas tocar o foda-se e fazer o que você gosta". Daí falei: " praticarei, então o deboismo!" rimos e fui embora.

Eu saí de lá morrendo de medo por não ter uma receita, tipo se eu tivesse uma recaída, até conseguir uma consulta, ate conseguir uma receita...aiaiaiai... mas mesmo com medo fui em direção ao desmame total.

vou logo ao ponto - pensei que eu ia morrer!! Serio!!! Gente vocês não tem noção. O medo de que os sintomas voltassem era grande, mas que voltassem 10 vezes piores eu nem imaginava que isso poderia acontecer. Na primeira semana de descontinuação, não senti grandes efeitos, mas nas outras...nas outras, migas..xessuis.

Os sintomas da descontinuação de ISRS são diversos, sendo que os mais comuns são:
  • mal-estar generalizado (daí comecei a achar que estava grávida, porque me sentia mal todo o tempo)
  • náuseas (qual grávida não teve náusea ???)
  • cefaleias (ou dor de cabeça??)
  • letargia (ou, o que é isso mesmo??? pera í que eu vou ir ao google kkk.. haaa tipo apatia, desinteresse, tipo preguiça)
  • ansiedade (aumentada 10 X)
  • parestesias (tipo dormências)
  • confusão (já sou confusa, daí imaginem)
  • tremores (sentia como se estivesse com parkinson)
  • sudorese (xente, que pizzas eram aquelas na minha axila)
  • irritabilidade (como se já não fosse o bastante a irritabilidade causada pela bipo)
  • distúrbios de memória (não conseguia escrever um texto com sentido, e o pior, eu achava que tinha sentido sim...)

Fiz o desmame no inicio de setembro, senti varias vezes a vontade de voltar a tomar, bateu o desespero algumas vezes, mas me mantive forte, e hoje faz 1 mês e 17 dias que não tomo nada, e agora já não sinto esses sintomas. foi difícil, difícil demais até, mas meu desejo de ser mãe é maior!

Meu psicólogo me disse algo que me fez pensar, falou que os remédios são muletas, e devemos usá-los como tal. quando nos sentirmos aptos a voltar a andar sozinhos devemos fazer isso. Devemos ter em mente que caso precisemos deles de novo eles estarão lá para nos ajudar novamente a saber como é voltar a andar sozinhos. 

Essas muletas na maioria das vezes fazem com que nos deixemos de sentir, e isso nem sempre é bom, pois nunca aprenderemos a lidar e enfrentar nossos problemas. A terapia realmente ajuda nesse sentido, a você se entender, a saber que sentir faz parte e que você precisa aprender a lidar com isso. 

Cada dia eu acordo diferente, alguns dias acho que sou dona do mundo e vou vencê-lo, outros só quero que o dia termine pra eu dormir e ver como o outro dia será! mas, mantendo a esperança sempre de dia melhores!

Bjus amoras...


4 comentários:

  1. Confesso que tive que procurar no Google o significado de "deboismo", rsrsrs
    Bom fds! ;)

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkk é um movimento em prol do '' ficar de boa''..

    ResponderExcluir
  3. Ola... chegando aqui pela primeira vez e curiosa para saber mais da sua história. E admirada pela sua decisão de deixar de tomar o medicamento. Também sou dependente de remédios, e no meu caso não pude deixar de tomar durante a gravidez. Sou celíaca, tenho hipotireoidismo e a vida toda fui anêmica. E quando descobri a doença celíaca tive que tirar o glúten de vez da minha alimentação e senti quase tudo isso que você citou do seu desmame. Mas uma coisa sei, tudo isso passa e você começa a se sentir nova em folha. Estou aqui na torcida para que tudo isso passe e você tenha logo o seu positivo.

    Bjks

    http://trajetoriadeumamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Jessica, foi muito difícil a descontinuidade e continua sendo, mas não posso desistir. Várias mamães não podem ficar sem a medicação, mas eu estou passando bem sem, graças a Deus! em frente, rumo ao positivo!

    ResponderExcluir